Trocados: Startup funciona como carteira digital e você recebe seu troco pelo celular

Tempo de leitura: 3 minutos

“Aceita bombom como troco?” Quem nunca ouviu essa frase? Diariamente várias pessoas se deparam com essa situação, e oferecer bombom como troco ou desistir da compra não são mais as únicas soluções. O App Trocados surge com o intuito de solucionar este problema. Agora, seu troco pode ser digital.

O Trocados foi lançado em abril de 2017. “Por que a gente não desenvolve algo para as pessoas receberem o troco no celular? Foi um insight, um estalo e aí começamos a falar sobre o problema do troco nos estabelecimentos, a fazer um monte de pesquisa para saber se existia alguma empresa que de fato fazia isso”, conta Silvestre Paiva, CMO e Co-Founder da empresa.

Silvestre Paiva – CMO e Co-Founder da Trocados

Ao longo do processo de criação de ecossistemas, as dificuldades para estruturação e fortalecimento da marca são as primeiras barreiras enfrentadas. Geralmente, os desenvolvedores sugerem testes laboratórios para clientes em potencial, oferecendo a plataforma gratuitamente. Assim, a fase inicial de testes dá oportunidade de redefinir funções, adaptar e melhorar pontos para o melhor desenvolvimento do software.

 Outro item a ser considerado é o receio de empresários em correr o risco de investir em um ambiente de incertezas. “A gente chegava, oferecia e perguntavam se alguém já estava usando e a gente respondia que não. E os caras falavam que quando houvesse alguém usando, eles entrariam. São visões de empresários que ajudam no desenvolvimento do ecossistema da nossa cidade”, destaca Silvestre.

O co-fundador do Trocados, Ameike Keric, conta que eles começaram a vender a ideia, mas não conseguiam ir para frente. “Desenvolvemos um programa para passar o troco. Conseguimos um primeiro cliente e, de lá para cá, não paramos. Atualmente, já temos cerca de 43 locais que usam o nosso sistema. Um deles é o município de Itacoatiara”, informou. O alcance no município é de 80% da população, passando de 40 mil trocos, apesar da dificuldade com a conexão de internet fazendo com que a equipe ajustasse o software, para deixá-lo mais leve e com menos consumo de dados móveis.

Com o foco em redes de supermercados, atualmente, conta com mais de 80 estabelecimentos parceiros e reside em três cidades, Manaus, Itacoatiara e Parintins. Em três anos, já são mais de 1 milhão de trocos passados pela plataforma e mais de 300 mil usuários já tiveram a experiência de usar uma carteira digital.

Como funciona?

Ao baixar o aplicativo, o usuário tem um leque de possibilidades: pode comprar créditos para o celular, transferir o dinheiro do troco para a sua conta bancária sem custos, pagar por um produto em outra loja parceira, comprar créditos para Uber, Netflix, Spotify, Google Play, fazer doação para o GAAC e ainda transferir entre amigos.

Ao chegar em um estabelecimento parceiro o consumidor informa o número de celular para o operador de caixa na hora do pagamento, caso não tenha 50 centavos para dar de troco em dinheiro físico, por exemplo, será transferido para o Trocados. O cliente recebe um SMS validando a transação e com o link para baixar o aplicativo, caso ele ainda não tenha em seu smartphone. O app está disponível para IOS e Android.

As redes sociais também são uma grande vitrine para o alcance de novos clientes, contando também com um blog, site da empresa e canal no Youtube com muitos conteúdos didáticos ensinando sobre o uso da plataforma e seus parceiros.

Hoje o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECTI, políticas públicas são elaboradas para facilitar o acesso e estruturação dos negócios digitais no Amazonas. O desenvolvimento do ecossistema do empreendedorismo digital Amazonense é um grande pilar para a diversificação da economia, e a startup Trocados faz parte desse cenário.


Quer conhecer mais sobre a Trocados e como se reinventar nesses momentos de crise? Ouça agora o Ep. 2 do Podcast – Bate-Papo #SemCrise!

Siga-nos em nossas redes sociais!

Comece uma conversa no forum.manausdigital.com.br