Tempo de leitura: 2 minutos
O Projeto Reboot tem a missão de trazer mais pessoas para a área de tecnologia da informação e é uma iniciativa das startups BossaBox, Codenation, Rocketseat, Shawee e Vulpi.

A pandemia causada pelo novo coronavírus aumentou as taxas de desemprego no país, sem data certa para que vagas recomecem a pipocar. Muitos profissionais olham para setores com alta demanda e tentam reinventar suas carreiras. No caso da tecnologia da informação, a transformação acaba de ficar um pouco mais fácil.
As startups BossaBox (conexão entre empresas de desenvolvedores freelancers), Codenation (aceleração para desenvolvedores), Rocketseat (educação em tecnologia), Shawee (hackathons online) e Vulpi (seleção e contratação de profissionais de TI) criaram o Projeto Reboot. As cinco empresas representam os diferentes estágios da jornada do programador:
formação, educação continuada, engajamento e contratação. A iniciativa também pode servir como um banco de talentos para essas startups.
O objetivo do Projeto Reboot é trazer mais pessoas para a carreira de programação, área na qual essas empresas atuam.
Não é para menos: 50 mil vagas brasileiras em tecnologia da informação serão criadas por ano até 2024.

“O setor de tecnologia e inovação será ainda mais demandado com todas as mudanças e impactos que as empresas vêm sentindo. O Projeto Reboot nasce então não apenas como uma resposta para a crise, mas como uma preparação para o que vem depois dela”, escrevem seus organizadores.
A iniciativa terá cinco encontros ao vivo, que incluem tarefas práticas e material de apoio em PDF para estudos posteriores. As lives acontecem entre os dias 27 de abril (hoje) e 3 de maio (domingo). Participação os presidentes de cada startup e especialistas nos temas abordados, como “por onde começar a jornada em TI”, “a importância das comunidades tech”, “como é trabalhar em uma squad remota de produto” e “carreira e mercado no mundo da tecnologia.”
“O mundo precisa de mais programadores. A falta de mão de obra qualificada no mercado é um fato”, “Nesse momento de crise, muitas pessoas precisam de uma nova direção para suas carreiras. O Reboot veio para ser uma ponte e ajudar as pessoas a descobrirem na programação um novo futuro profissional.”
Robson Marques, CEO da Rocketseat.