Scrum vs Kanban: e esses tais de métodos ágeis?

Tempo de leitura: 4 minutos

Muito se fala sobre agile (métodos ágeis), e as palavras que mais ouvimos sobre esse assunto são Scrum e Kanban. Por isso preparamos um roteirinho sobre isso.

Métodos ágeis (agile)

Métodos ágeis são um conjunto de abordagens para o desenvolvimento de produtos que estão alinhadas com os valores e princípios descritos no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, assinado em 2001  que tem em comum alguns fundamentos e princípios.

Em geral essas metodologias almejam modificar a gestão tradicional de projetos com foco no resultado, planejamento adaptativo, times auto-organizados e multidisciplinares e um processo de melhoria contínua.

As duas metodologias que mais ganharam força nos últimos anos foram o Scrum e o Kanban.


O que é Scrum?

O Scrum é um framework ágil que ajuda a desenvolver e entregar o resultado de um projeto no melhor custo x benefício possível. Isso quer dizer q ele não é um processo completo de gerenciamento de projetos, mas sim um conjunto de regras sobre o qual sua equipe constrói o processo.

Com revisões de planejamento em intervalos curtos, comunicação contínua e um grande foco na multidisciplinaridade, ele enfatiza o trabalho em equipe e o progresso interativo do software.

O Scrum incentiva os membros da equipe a avaliar o que está funcionando e o que não está o tempo todo. Ao mesmo tempo em que o produto é construído, a equipe em geral experimenta um grande ganho de maturidade.

Melhoria contínua e foco no ROI (retorno sobre investimento) compõem a essência do Scrum.

Por que usar Scrum?

A metodologia Scrum pode facilitar o gerenciamento de projetos para todos os tipos de negócios e até para nossa vida em geral. Ao usar o Scrum, a equipe de desenvolvimento se torna mais ágil e descobre como reagir rapidamente e responder às mudanças repentinas.

Além disso, por ser adaptável, o Scrum acompanha o crescimento de complexidade no trabalho, tornando as informações mais claras e transparentes. Isso ajuda a equipe a inspecionar e se adaptar com base nas condições atuais, ao invés de se basear em previsões apenas. Isso ajuda a lidar com as armadilhas, o caos e desapontamento gerado com a constante mudança dos requisitos.

Quando usar o Scrum?

A metodologia Scrum é melhor usada em projetos cujo escopo pode sofrer mudanças. O Scrum Framework geralmente lida com o fato de que as condições podem mudar rapidamente ou, em alguns casos, não são conhecidas no início do projeto.

No Scrum, os requisitos de baixo nível são definidos apenas no início de um projeto. Nessa metodologia, alterações e otimizações de produtos, requisitos e processos são parte integrante do andar da carruagem. Isso somado à entregas contínuas a cada duas ou quatro semanas fazem do Scrum uma metodologia ideal para startups, por exemplo, onde pivotar o produto faz parte da estratégia de crescimento do negócio.

O que é Kanban?

Kanban é um sistema com foco em otimizar um processo identificando visualmente seus gargalos e ter o time atuando para corrigi-los. O Kanban tenta organizar o fluxo de trabalho para que ele prossiga sem problemas a uma velocidade ideal.

No processo Kanban, tudo é gradualmente aprimorado, seja desenvolvimento de software, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Compras, etc. O Método Kanban segue um conjunto de princípios:

1. Visualização do trabalho: criar um modelo visual e do fluxo de trabalho.

2. Limite para o trabalho em andamento em cada etapa do projeto: incentiva a multidisciplinaridade, o trabalho em equipe e o critério de pronto.

3. Foco no fluxo: usando limites de trabalho no processo e desenvolvendo políticas orientadas à equipe, o resultado do Kanban é naturalmente otimizar a realização do fluxo completo de trabalho, tornando a execução do mesmo mais robusta e mensurável.

4. Melhoria contínua: é a base da metodologia. O Kanban ajuda a avaliar a eficácia da equipe, analisando o fluxo de rastreamento, os prazos de entrega de qualidade e outras métricas.

Por que usar o Kanban?

A metodologia Kanban foi projetada para encontrar resistência mínima, permitindo pequenas mudanças evolutivas contínuas no processo atual. Também ajuda a obter melhorias em termos de rendimento, lead time de entregas e qualidade.

Quando usar o Kanban?

O Kanban permite o gerenciamento visual de todo o trabalho dentro de determinado projeto de desenvolvimento de software. Isso ajuda os membros da equipe a visualizar de uma maneira ampla todo o trabalho em andamento. Também os ajuda a entender informações complexas, como processos e riscos associados à conclusão do trabalho dentro do prazo.

O Kanban é muito eficaz, e colabora com a produtividade da equipe, reduzindo a quantidade de retrabalho durante o ciclo de vida do projeto. A implantação do Kanban dá ainda mais resultados quando equipe já tem um processo bem definido, mas que ainda precise ser otimizado.

O Kanban foca na melhoria gradual do processo, com testes e comprovações.

Comece uma conversa no forum.manausdigital.com.br