Por quê sua empresa deve ter um podcast?

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Os podcasts vem sendo cada vez mais utilizados. Dados recentes dos EUA mostram que mais de 70% das pessoas já sabem o que é um podcast, mais da metade da população americana já ouviu um e 1/3 consomem esse tipo de mídia ao menos uma vez por mês.

Mas o que é um podcast?

Podcasts são arquivos de áudio usados para compartilhar informações através de computadores ou dispositivos portáteis. É possível encontrar todo tipo de assunto disponível em podcast e públicos cada vez mais fiéis e ávidos por conteúdo. Além disso, o Google está indexando o áudio dos podcasts já há algum tempo e tem muita gente apostando que essa vai ser a próxima fronteira do SEO. Quem tiver mais conteúdo, sai na frente!

Adoção empresarial

No âmbito corporativo, vimos em 2019 muitas empresas deixando de simplesmente patrocinar podcasts para também começar a produzi-los. É o caso da XP Investimentos, por exemplo, que fez do Investorcast um dos principais programas pra quem quer investir hoje.

No caso da XP, percebemos a incorporação de podcasts no plano de marketing de conteúdo da empresa. Mas além do compartilhamento de informações (sobre produtos, institucionais e outras) e apoio direto ao marketing, existem muitos outros motivos para uma empresa ter um show. Vejam alguns deles!

Ser reconhecido como autoridade no assunto

Um podcast é um novo formato para compartilhar a experiência em seu setor ou falar de um determinado assunto. Os arquivos de áudio permitem que você injete seu entusiasmo e suas habilidades de fala para construir uma imagem com autoridade para falar de um determinado tema e transmitir às informações que, geralmente, faltam em textos escritos.

Os podcasts regulares, com informações ou idéias precisas, ajudam a estabelecer, você e sua empresa, como uma autoridade no assunto.

Os clientes buscam por empresas que conheçam bem o setor, portanto, os podcasts ajudam a criar essa confiança entre você e o seu público. É o mesmo papel que os blogs vem fazendo já há algum tempo, mas com uma conexão mais direta com o ouvinte.

Conexão mais forte com a audiência

Por falar em conexão, ouvir a voz do apresentador com frequencia cria uma conexão maior com o público do que simplesmente a leitura de um texto em uma página da web. Com podcasts regulares, os ouvintes se familiarizam com o seu estilo de voz e apresentação e essa familiaridade faz que que ouçam o podcast com frequência, ajudando a manter sua marca na cabeça dos ouvintes por mais tempo.

Um podcast é uma maneira mais pessoal de alcançar novos clientes em potencial e de formar e cativar um público fiel.

Flexibilidade

Um dos motivos para essa melhor conexão é a alta flexibilidade para escutar os episódios. Seja onde estiver, se tiver um smartphone e conexão a internet, o podcast pode ser ouvido. Muita gente aproveita as horas que enfrenta no trânsito ou faz esteira na academia para se atualizar e escutar seus podcasts favoritos. Dessa forma o conteúdo acaba se tornando muito mais acessível do que websites, vídeos ou livros.

Baixo custo de produção

Para produzir um podcast mais simples não é necessário um investimento financeiro alto. Basta um computador ou um bom smartphone e um microfone para captar o áudio sem ruídos. Um bom programa de software que edita arquivos de áudio também é importante para produzir um podcast com mais qualidade.

Outra grande vantagem é que mesmo que várias pessoas participem do programa, é possível fazer isso totalmente pela Internet, sem necessidade de deslocamento.

Mas lembre-se: a qualidade do conteúdo quanto da gravação é fator importante para manter sua audiência fiel.

Reconhecimento da marca

A familiaridade e a consistência dos podcasts regulares ajudam a desenvolver a marca da sua empresa para torná-la um nome familiar. Você pode integrar informações sobre seus produtos e serviços, de acordo com o tema que for abordar em cada episódio do podcast.

Por exemplo, se sua empresa está no ramo financeiro e produz um podcast sobre contabilidade empresarial, é possível oferecer em cada episódio informações sobre seus serviços nessa área.

Formatos variáveis

Para gerar uma dinâmica e tornar seu podcast mais atrativo, você pode usar de diferentes formatos como entrevistas, conversas informais ou narração simples. Cada espisódio pode apresentar um formato diferenciado, caso seu nicho de mercado seja um público mais aberto e flexivel.

As plataformas para divulgação dos podcast também são muitas e vem crescendo a cada dia. Por tanto, as formas de divulgação e acesso não são considerados problema.

Ouvintes fiéis e que consomem

Em uma das principais pesquisas realizadas no Brasil sobre podcasts, em parceria com a Rádio CBN, mais de 60% das pessoas entrevistas afirmou ter comprado um produto ou serviço recomendado em um podcast que costumam escutar com frequência, alegando confiar no programa e transferindo essa confiança ao produto ou serviço anunciado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os podcasts, o que acha? Vale a pena investir em um para o negócio? Se quiser se aprofundar sobre esse assunto entre em contato com a equipe do Podcast Manaus Digital.

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