NASA e parceiros lançam Hackathon virtual para desenvolver soluções para os desafios da COVID-19

Tempo de leitura: 3 minutos

“Há uma tremenda necessidade da engenhosidade da nossa comunidade no momento. Não consigo imaginar uma causa mais digna do que o COVID-19 para direcionar a energia e o entusiasmo que sempre geram soluções surpreendentes através do Space Apps Challenge”.

Dr. Thomas Zurbuchen, Administrador Associado da NASA para a Diretoria de Missões Científicas

NASA – ESA (Agência Espacial Européia) e JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) estão convidando programadores, empreendedores, cientistas, designers, contadores de histórias, fabricantes, construtores, artistas e tecnólogos a participar de um hackatona virtual, de 30 a 31 de maio, dedicado a abrir dados para trabalhar no desenvolvimento de soluções para questões relacionadas à pandemia do COVID-19.

Durante o Desafio COVID-19 dos Aplicativos Espaciais globais, participantes de todo o mundo criarão equipes virtuais que, durante um período de 48 horas, usarão os dados de observação da Terra para propor soluções para os desafios relacionados ao COVID-19, que vão desde o estudo do coronavírus que causa O COVID-19 e sua disseminação para o impacto que a doença está causando no sistema terrestre. As inscrições para esse desafio serão abertas em meados de maio.

Hackathon Images, Stock Photos & Vectors | Shutterstock

Os recursos exclusivos da NASA e de suas agências espaciais parceiras nas áreas de ciência e tecnologia permitem que eles ajudem durante essa crise global. Desde o início do surto global, os especialistas em ciências da Terra de cada agência vêm explorando maneiras de usar dados exclusivos de observação da Terra para ajudar a entender a interação do sistema Terra – em escala global para local – com aspectos do surto de COVID-19, incluindo, potencialmente, nossa capacidade de combatê-lo. O hackathon também examinará a resposta humana e econômica ao vírus.

A ESA contribuirá com dados das missões Sentinel (Sentinel-1, Sentinel-2 e Sentinel-5P) no contexto do programa Copernicus Europeu, liderado pela Comissão Europeia, juntamente com dados de missões de contribuição de terceiros, com foco na avaliação o impacto nas mudanças climáticas e gases de efeito estufa, bem como os impactos no setor econômico. A ESA também está contribuindo com especialistas em observação da Terra para a seleção dos vencedores da competição e do EuroDataCube, movido a inteligência artificial.

“O EuroDatacube permitirá que as melhores idéias sejam ampliadas para um nível global”, disse Josef Aschbacher, diretor de Programas de Observação da Terra da ESA. 

“A crise da pandemia tem um impacto mundial; portanto, a cooperação internacional e o compartilhamento de dados e conhecimentos com parceiros como NASA e JAXA parecem ser a abordagem mais adequada ”.

A JAXA está disponibilizando dados de observação da Terra em suas missões de satélite, incluindo ALOS-2, GOSAT, GOSAT-2, GCOM-C, GCOM-W e GPM / DPR.

“A JAXA congratula-se com a oportunidade de fazer parte do hackathon”, disse Terada Koji, vice-presidente da JAXA. “Acredito que a cooperação trilateral entre a ESA, a NASA e a JAXA é importante para demonstrar como a observação da Terra pode apoiar os esforços globais no combate a este desafio sem precedentes”.

Adolescente britânico corrigiu um erro nos dados da NASA

Space Apps é uma hackathon internacional que ocorre em cidades ao redor do mundo. Desde 2012, as equipes se envolvem com os dados gratuitos e abertos da NASA para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço. O COVID-19 Challenge será o primeiro hackathon virtual global do programa. O Space Apps 2019 incluiu mais de 29.000 participantes em 225 eventos em 71 países, desenvolvendo mais de 2.000 soluções hackathon ao longo de um fim de semana.  

O Space Apps é uma iniciativa liderada pela NASA, organizada em colaboração com Booz Allen Hamilton , Mindgrub e SecondMuse .
O próximo Desafio anual de Aplicativos Espaciais está agendado para os dias 2 e 4 de outubro.

Para mais informações sobre o Hackaton, acesse: covid19.spaceappschallenge.org

Fonte: NASA