Não é falta de motivação! Seus empregados precisam de um sistema

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos grandes temas abordados hoje em dia é como manter os funcionários e colaboradores motivados o tempo todo. Sejamos realistas, isso é impossível de se conseguir, como seres humanos que somos, estamos sujeitos a dias ruins, mais desanimados, cansados e, consequentemente, menos produtivos. Bom, há quem diga que a motivação vem de cada um e o ecossistema externo contribui como uma pequena parte apenas. Manter-se motivado para a vida e para o trabalho é uma questão que cabe a cada um de nós e não podemos culpar a empresa ou qualquer outra pessoa pelo nosso desânimo.

A procrastinação é uma batalha interior, e é ela que faz com que a gente deixe pra depois o que poderia fazer agora sem nenhum problema.

Na maioria das vezes, o que as empresas acabam fazendo é gerar um ambiente ou uma forma de trabalho mais agradável, para que seus colaboradores tenham mais prazer em estar ali, contribuindo para sua motivação e para que se mantenham produtivos.

No entanto, quando falamos de produtividade, não é só motivação que entra em jogo. Produtividade está relacionada também a disciplina, rotinas e práticas diárias que sirvam de base e sejam um forte alicerce para que você possa desenvolver bem uma tarefa, seja ela no trabalho ou na vida pessoal.

Quando dissemos lá no título do artigo que o problema não é a falta de motivação, mas sim um sistema, não estamos nos referindo a sistemas de computador ou aplicativos para smartphones. Nos referimos a esse conjunto de rotinas que incentivam a disciplina e ajudam a manter a produtividade no nível desejado. Esse sistema pode ser estimulado e até moldado pela empresa com algumas ações simples que vão gerar mais motivação em seus colaboradores.

  • Elogie e ressalte os resultados positivos. Claro que os resultados negativos e os fracassos também precisam ser discutidos, mas ressaltar o sucesso de uma equipe e congratular pela tarefa concluída com êxito pode ser muito mais eficiente e motivador do que um puxão de orelha coletivo.
  • Promova um ambiente de trabalho saudável. Um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam bem, acolhidas, que tenham prazer em estar ali e passar muitas horas de seu dia ao lado dos colegas de trabalho. Um ambiente saudável também indica que a empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários e gera neles um sentimento de retribuição, que chega em forma de produtividade.
  • Proponha desafios e ofereça recompensas. Recompensas como vale-presentes, um passeio de fim de semana ou coisas simples estimulam e motivam os funcionários a dedicarem com mais prazer seu tempo para resolver aquele desafio, que pode ser um problema real que a empresa esteja enfrentando. Isso vai fazer com que os funcionários se sintam valorizados e capazes de ajudar a empresa.
  • Estimule a capacitação. Seja oferecendo gratuitamente cursos para que seus funcionários possam se atualizar ou apenas liberando algumas horas do dia para que eles possam estudar e se aprimorar em algum assunto que também seja de interesse da empresa.
  • Implemente alguns benefícios. Seja ele financeiro como bônus para quem atinja a meta ou horário de trabalho flexível, os benefícios sempre atraem e motivam os funcionários. Uma parceria com a academia da região ou um Happy Hour mensal podem fazer uma grande diferença e não vai custar tão caro.

Mesmo com todo incentivo dado para os funcionários, a procrastinação vai estar sempre rondando a área e é preciso estar atento para que seus funcionários não caiam nessa rede facilmente.

Além de tudo isso que falamos, é preciso ressaltar que a melhor maneira de motivar seus funcionários é dando um bom exemplo. Mostrar sua dedicação pela empresa, respeitar sua equipe e todos os funcionários de forma igualitária é uma habilidade essencial para quem exerce cargos de liderança. Deixar o caminho aberto para que seus funcionários possam se aproximar e ter uma conversa franca também é uma atitude positiva e que seguramente os motivará.

Manter a equipe engajada é fundamental para o crescimento e a estabilidade de qualquer empresa!

Comece uma conversa no forum.manausdigital.com.br